quinta-feira, outubro 07, 2010

O NOVO DEZ

Eu era criança na época, por isso não me recordo de, em 1991, ter ouvido falar de uma banda de rock chamada Pearl Jam, que havia acabado de lançar seu primeiro grande sucesso denominado Ten. Tão pouco sabia que tudo se tratava da grande explosão do que viria a ser a tendência musical e comportamental que atingiu a juventude no começo dos anos 90, culminando na morte do ícone dessa tendência, Kurt Cobain, e que, mesmo depois de ter perdido força e espaço para outras tendências, ainda possui seus ecos hoje.

De qualquer modo, posso dizer que sou de uma geração que chegou a ouvir os ecos de forma ainda forte, uma geração que não chegou a ver Cobain como uma lenda do passado do rock, mas que ainda sentia sua presença. E foi com ele que eu, e mais um monte de pessoas, conheci o tal do grunge. Ouvi muito Nirvana, os berros de Kurt e suas letras introspectivas e angustiadas como só o teen spirit conseguiria produzir.


segunda-feira, outubro 04, 2010

O MONGE E O SAMURAI

Já faz tanto tempo que não digo nada por aqui... Hora de um pouco de reflexão...

Certa vez, no Japão, havia um jovem e forte samurai que decidiu sair em peregrinação em busca de sabedoria. Em suas andanças, deparou-se com um velho mosteiro, onde foi recebido por um monge franzino, vestido em trajes humildes e surrados. O samurai, do alto de sua arrogância, como pertencente à mais alta camada social, olhou para o pequeno monge e ordenou:

- Quero que me mostre a diferença entre o céu e o inferno!