quinta-feira, setembro 08, 2011

ALTAS CONFUSÕES PARA UMA SESSÃO DA TARDE DO BARULHO! Parte 1

Dinheiro pode comprar popularidade, mas...
não pode me comprar amor!
Nos últimos tempos, tenho apreciado algumas películas teens dos anos 80; clássicos que viviam sendo reprisados em sessões da tarde durante minha infância. Um destes filmes os quais ando reprisando foi o ótimo Namorada de Aluguel, clássico das sessões da tarde, uma comédia romântica não muito melosa, divertida e embalada por uma canção dos Beatles!

Os anos 80 (eu não vivi nessa época, nasci em 1987, mas vi muito as reprises dos filmes... pode-se dizer que eu peguei a rebarba, os finalmentes oitentistas já no começo dos 90...) foram uma época estranha. Os filmes eram classificação livre, passavam no horário nobre da sessão da tarde (pouco antes de começar a Escolinha do Professor Raimundo), mas não era raro uma cena casual com seios a mostra e nudez gratuita! Bons tempos...

terça-feira, setembro 06, 2011

SOUNDTRACKS!

Um filme é bem mais que simplesmente um roteiro bem bolado e atores competentes. Claro, isso representa pelo menos 60% do sucesso, mas além destas duas engrenagens é preciso levar em consideração figurino, maquiagem, fotografia, efeitos especiais, narrativa, direção e todas aquelas categorias que você vê na premiação do Oscar. E uma destas categorias sem a qual um filme pode estar fadado ao enfadonho se mal executada é a trilha sonora.

Basicamente há dois tipos de trilha sonora: score, ou música de fundo ou música climática ou simplesmente tema musical, aquela melodia instrumental que serve para criar emoção sonora e expectativa nas cenas. São os famosos tanrantantans das cenas de suspense, 90% responsáveis por colocar você na ponta dos dedos enquanto a mocinha está prestes a dar de face com algum vilão. Muitos destes temas musicais ficaram famosos como os do filme do Superman, Star Wars, Indiana Jones, De Volta Para O Futuro, Arquivo X, 2001: Uma Odisséia No Espaço, entre outros.