domingo, abril 12, 2009

CABEÇAS DE LIMÃO!

Quem nasceu nos anos 80 pôde viver sua juventude (ou parte dela) durante a década de 90. Lembram como foi os anos 90, não é? A década das tendências, do Grunge, do fim-de-século, das previsões de Nostradamus, dos filmes sobre o fim-do-mundo, do punk gótico, dos garotos vestidos de preto, da seleção de Camarões, do britpop, das músicas tecno... Nada disso virou realmente estilos, mas simples tendências, coisas que ou desapareceram ou transmutaram.

Os anos 90 foram aquele tempo da geração sem sonhos, sem ideologia, ninguém gritava por revolução, ninguém tava nem aí com revolução. Foi a década do Nirvana, dos garotos vestidos com camisa de flanela, tênis All Star, calça jeans e cabelos na altura do queixo. Ao contrário das décadas de 70 e, mesmo, a década de 80, ninguém estava a fim de mudar o mundo. Todo mundo se preocupava mais com sua própria vida pessoal e em como sobreviver no mundo sem futuro que se colocava à frente de todos.



Quando eu escuto The Lemonheads e, em especial o álbum It's A Shame About Ray, é tudo que me vem à mente. Esse álbum está carregado de anos 90. sempre me faz lembrar de quando vestia minha calça jeans com meu tênis All Star e minha camisa preta... Gosto muito desse cd, porque representa exatamente o período de minha adolescência (apesar de ainda ter 21 anos, mas agora o mundo se torna mais sério e responsável). Quando tudo que me preocupava era a turma do colégio, os amores pretendidos, os rótulos...


Outra coisa que me agrada, além da sensação de nostalgia, é a sonoridade da banda. Puxa um pouco para algo do pessoal de Seattle, mas não chega a ser grunge, é leve demais p'ra isso. O disco é recheado de baladas gostosas de ouvir, agitadas, mas não pesadas. Muito boas para animar uma festa ou uma faxina hehe...

As melhores canções (na reles opinião deste vos escreve) são a música-título, a dançante Kitchen e aquela que fez os caras estourarem na parada de clipes da Mtv, a releitura sob clima anos 90 de Mrs. Robinson de Simon & Garfunkel.

O que acho mais engraçado nisso tudo é que, p'ra mim e provavelmente para a maioria das pessoas de minha geração, esse é som de juventude, representa nossa juventude. No entanto, isso me faz começar a entender o sentimento que rola em alguém que nasceu na década de 50 e ouve Beatles ou Rolling Stones hoje. Ou alguém que tinha 15 anos nos anos 80 e escuta hoje Every Breath You Take... O que essa canção causa em nós dos anos 90 (a sensação de uma música legal, mas que obviamente pretence a um tempo anterior a nós) é o mesmo que a geração de hoje deve sentir ao ouvir algo como It's A Shame About Ray...
Dê uma rápida ouvida no que estou falando...
http://www.lastfm.com.br/music/The+Lemonheads/It%27s+a+Shame+About+Ray

"Some things need to go away. It's a shame about ray..."
(The Lemonheads, It's A Shame About Ray)

Nenhum comentário:

Postar um comentário