terça-feira, maio 25, 2010

I AM IRON MAN AGAIN!

Homem de Ferro 2 chega aos cinemas com força total para mostrar com quantos parafusos se faz uma seqüência de filme de quadrinhos com qualidade!

Quem diria, eu elogiando o filme do Homem de Ferro! Admito que fiz muita birra p'ra ver, torci a cara, disse que não seria legal, que seria filme p'ra menino a la Transformers, falei (mal) do Tony Stark, do Homem de Ferro, de seu papel de traidor na saga Guerra Civil, de como é um personagem secundário da Marvel e inventei tantos outros motivos p'ra não ver o filme que o tempo foi passando e, depois de tanto ver elogios, o vermizinho da curiosidade começou a atiçar minha vontade. Primeiro li umas resenhas, depois vi uns trailers, ouvi podcasts, li comentários em fóruns e, então, ouvi a notícia sobre o segundo filme. Virei p'ra Moça e disse: "Vamo ver Homem de Ferro 2?"; "Mas não era tu que não queria assistir por causa disso e de assado?"; "É que mudei de idéia..."

Então, antes, claro, tinha que conferir o tão elogiado primeiro filme. Vimos em DVD (que pena! perdi de assisti-lo na telona...), ficamos tensos com o seqüestro do Tony, vibramos com a aparição do Homem de Ferro, curtimos Iron Man do Black Sabbath (banda que eu nem gosto tanto... não gosto...) no finalzinho e concordamos que este é o melhor filme de super-herói já feito até agora, exceto pelo Batman de Nolan (que está em outro patamá). Pelo menos não precisamos esperar minutos angustiantes de créditos para ver a cena-escondida-que-todo-sabe-que-tem, o conforto do controle remoto permitiu que acelerássemos até o ponto da dita cuja. Gostei do Jackson como Nick Fury e fiquei numa expectativa f*%@ para o segundo filme.
O herói mais playboy dos quadrinhos...

Algum tempo depois de revelar ao mundo sua identidade como Homem de Ferro, Tony Stark está curtindo a fama de super-herói como só ele sabe fazer. Enquanto isso, o governo dos EUA quer se apossar da armadura do Homem de Ferro, alegando ser ela uma máquina de combate (sim, o trocadilho foi proposital...) que deveria estar nas mãos dos militares e não de um civil. Tony Stark precisa ainda se preocupar com um novo vilão que surge para fazer frente ao poder do Homem de Ferro... A história traz novamente a presença de Pepper Potts, a secretária do herói playboy, James "Rhodey" Rhodes, militar e amigo de Stark, Nick Fury, líder da agência secreta da Marvel S.H.I.E.L.D., Stan Lee como um velhinho mulherengo, além de novos personagens como Natasha Romanoff, Justin Hammer e o Chicote (interpretado por Mickey Rourke e que não existe originalmente nos quadrinhos da forma como é apresentado no filme - na verdade, é a fusão até bem pensada de dois persoangens distintos: Chicote Negro e Dínamo Escarlate).
Mickey Rourke como o vilão Chicote: "I want my bird!"

A bela Gwyneth Paltrow encarnou mais uma vez Pepper Potts, a dedicada secretária de Tony Stark...

...E Samuel L. Jackson reprisou o chefão da SHIELD, Nick Fury.

Pois bem, minha impressão do filme é:
[modo fala decorada ligado] "Não foi melhor do que o primeiro, mas é uma boa diversão."[/modo fala decorada desligado]

O que o filme tem de bom?
            Scarlett Johasson é a resposta...
É divertido. Acima de tudo, ele é divertido. Piadinhas, sarcasmo, cenas engraçadas (o Tony de armadura dançando é hilário - o fim da dignidade de um super-herói), tudo que um filme com Robert Downey Jr. pede. Além disso, tem explosões, lutas de armaduras, explosões, mulheres gostosas (Scarlett Johasson ah...), mais explosões, mais lutas, mais armaduras... Para um fã de quadrinhos, o filme dá um extra. Quem é nerd de coração sempre desejou ver nas adaptações cinematográficas os crossovers dos personagens ou, pelo menos, referências nos filmes aos outros heróis e vilões do universo a que pertencem. Homem de Ferro 2 mostra que este caminho começa a ser trilhado. Ao longo da película, aqui e acolá, você percebe referências ao total do vasto universo Marvel e pistas para o projeto do filme dos Vingadores. Muito legal isso, porque torna os filmes mais próximos das histórias em quadrinhos, que estão sempre cheias de ligações com outras histórias, participações especiais, etc. E a trilha sonora. Chamaria de divina, mas um adjetivo deste não cairia bem para o AC/DC. O melhor mesmo é infernal. Back in Black e Highway To Hell parecem, agora, terem sido compostas especialmente para o Homem de Ferro - o herói mais rock 'n roll dos quadrinhos, definitivamente.

O que o faltou?
          Mais Scarlett Johasson...
Faltou mais profundidade na história. Não digo nem nada muito profundo, como o Batman de Nolan (virou eterna referência para filmes de quadrinhos...), mas algo mais inteligente como foi o primeiro Homem de Ferro. Não que a história seja ruim ou fraca demais, mas é um tanto rasa se comparada à anterior. Há boas idéias no roteiro que não foram bem exploradas, como o problema do Tony Stark com o álcool (que parecia ser a maior tônica do filme e ficou meio que em terceiro plano...). Gostei da continuidade do foco ser em cima do Tony Stark e não no Homem de Ferro, demonstrando a humanidade do personagem (que foi a característica do primeiro filme que mais me supreendeu), mas faltou elaborar melhor a trama, algumas soluções das situações pareceram meio que jogadas, pensadas "nas coxas" - diferente do anterior em que tudo se inetrligava de forma natural, sem parecer tão forçado, mesmo sendo mirabolante. Ou seja, faltou um pouco mais de mão do diretor no roteiro. Fraveau armou boas idéias na história, mas não as elaborou, parece que ficou com medo de fazer um filme mais profundo e estragar a franquia (a eterna maldição de segundo filme depois que o primeiro é um sucesso), então se contentou com boas piadas e cenas de ação com impacto.

Entretanto, é um bom filme, com uma boa história, digno de uma adaptação de quadrinhos. Diverte, não é monótono e serve como um bom link para a seqüência de histórias armadas antes do filme dos Vingadores. Começa a preparar o público para um cenário maior e para uma nova prática no cinema: a interligação entre filmes diversos. Olhos atentos é tudo para perceber as referências (os famosos easter eggs). E fique até o final dos créditos, é claro. Não saia, até porque a trilha sonora é boa, então vale a pena escutar. Nos mais nerds, a cena final vai dar um choque de leve na coluna...


Nota final: VALE A PENA! Corra para o cinema mais próximo e assista logo!

"Eu quero meu pássaro!" (Chicote, em Homem de Ferro 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário