segunda-feira, outubro 04, 2010

O MONGE E O SAMURAI

Já faz tanto tempo que não digo nada por aqui... Hora de um pouco de reflexão...

Certa vez, no Japão, havia um jovem e forte samurai que decidiu sair em peregrinação em busca de sabedoria. Em suas andanças, deparou-se com um velho mosteiro, onde foi recebido por um monge franzino, vestido em trajes humildes e surrados. O samurai, do alto de sua arrogância, como pertencente à mais alta camada social, olhou para o pequeno monge e ordenou:

- Quero que me mostre a diferença entre o céu e o inferno!


O monge fitou o samurai passivamente. De repente, seu olhar carregou-se de desprezo:

- Você não é merecedor de sabedoria alguma. Você é uma desonra para todos os samurais. Não lhe direi nada, pois você não merece nada.

O samurai se turvou de ódio pela prepotência do monge. Como podia um inferior falar de tal modo com um samurai? Suas mãos se crisparam em volta do punho da katana e ergueram a afiada lâmina. O samurai estava prestes a arrancar fora a cabeça do monge por seu desrespeito:

- Isto é o inferno. - o monge, agora, olhava serenamente para o desconcertado samurai. O jovem guerreiro então entendeu a atitude arrogante do pequeno sábio. Aquele minúsculo homem arriscara a própria vida para lhe mostrar o inferno. Seu coração se encheu de gratidão pela ação tão desprendida do monge por um desconhecido. O samurai pediu perdão por sua ira e incompreensão.  Um sentimento de paz e compaixão percorreu sua mente.

O monge olhou satisfeito e feliz para o grande guerreiro:

- Isto é o céu.

"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes." (Confúcio)

Um comentário: