quarta-feira, janeiro 05, 2011

A LOIRA PRIMEIRO DESSA VEZ!

Eu não gosto muito de fazer postagens/notícias, mas essa aqui eu preciso. Já faz um tempo foi exposto na internet que o quarto filme do Homem-Aranha pela Sony não vai ser uma continuação dos outros três filmes que foram lançados pela batuta de Sam Raimi. Os produtores, devido ao desagrado extremo que o terceiro filme do aracnídeo amigão da vizinhança causou nos fãs, decidiram reiniciar a franquia com novos atores, novo diretor e uma abordagem, até agora, mais fiel à mitologia do personagem nos quadrinhos.

Ele lembra o Peter do Ditko... E não tem olho azu
O burburinho começou com a escolha do ator para reviver Peter Parker nas telas: Andrew Garfield, que recentemente estrelou Rede Social, parecia surpreso quando foi anunciado que ele seria o rosto por trás da máscara do Aranha. Magro, jeito de nerd mas com cara de piadista, Garfield parecia perfeito para interpretar o herói mais engraçado e azarado dos quadrinhos. Alguns apontaram até mesmo sua semelhança com o Peter Parker original desenhado por Steve Ditko. É claro, houve reclamações e dúvidas sobre a capacidade de interpretação ou mesmo se ele não seria velho demais para encarnar um adolescente de 16 anos (aproximadamente a idade do Peter quando vestiu o manto do Aranha pela primeira vez ainda no colegial - possível cenário do filme). Na minha reles opinião, a escolha foi boa. O cara parece um nerd esperto, bem diferente do cara-de-bobão que tinha o Tobey Maguire. Quem leu os quadrinhos, sabe que o Peter é sim nerd, mas não idiota. Nos filmes de Raimi, parecia que ser nerd pressupunha automaticamente que você é um completo lerdo e inútil. O Peter de Maguire quase não tinha atitude, deixando se levar pelas ações dos outros personagens. Postura que não combina em nada com altamente responsável Peter Parker dos quadrinhos.
Estranhou o Aranha beijando uma loira e não uma ruiva?!

Depois, veio a notícia que agradou imensamente aos fãs: a atriz que viveria o interesse o romântico do super-herói aracnídeo não seria mais vivida por Kirsten Dunst, mas pela ruiva gatinha Emma Stone. Kirsten Dunst é uma boa atriz, ainda me lembro dela interpretando a guria vampira de Entrevista Com O Vampiro. Mas, ela não possui os ATRIBUTOS necessários a uma Mary Jane um mínimo fiel aos quadrinhos. Veja bem, a MJ sempre foi retratada como uma ruiva estonteante, uma modelo altamente qualificada, um furacão de derreter, gelar, ferver ou mais-o-que-eu-não-sei os corações do seres masculinos do Universo Marvel; enquanto a Kirsten Dunst é só uma garota bonita. Nem a personalidade forte da ruiva foi respeitada, a MJ dos filmes de Raimi é meiga e "donzela-em-perigo" demais, fazendo a personagem de Dunst mais parecida com a Gwen Stacy que com a (não mais) Sra. Homem-Aranha.
"Encare essa, tigrão! Você tirou a sorte grande!" - Sem dúvida ela poderia ser uma "boa" MJ...

Emma Stone parecia mais "qualificada" ao papel da ruiva mais desejada dos quadrinhos. Ela já estava quase totalmente aprovada como uma nova Mary Jane, quando veio a bomba: Emma Stone não interpretaria a modelo ruiva que se casou como o herói mais nerd das HQs. Ela seria o grande amor perdido da vida de Parker. A eterna namorada, assassinada friamente por seu nêmesis mais mortal, Norman Osborn, o Duende Verde. A loira que marcou p'ra sempre o coração de Peter Parker (e de um monte de fãs por aí). Gwen Stacy.

Esquece, Parker! No filme, só vai ter Uma!
Foi a primeira grande notícia que animou os fãs pela internet. Interpretada em Homem-Aranha 3 por Bryce Dallas Howard, a referência à personagem clássica não convenceu com sua personalidade trocada de mocinha recatada para uma modelo  (?!) atirada, atuando até como "a outra" no relacionamento entre Peter e MJ. Ao que parece, o novo filme irá respeitar a cronologia dos quadrinhos, mostrando a jovem Gwendolyne como par romântico antes de Mary Jane (que, segundo a produção, nem aparecerá nesse filme). Quando Emma Stone surgiu loira numa foto (que seria seu tom de cabelo natural, ao contrário do que todos pensavam), ficou clara a semelhança com a protagonista da única morte até hoje definitiva nos quadrinhos (isso foi um spoiler? Foi?).

Mas como Gwen, ela parece ter sido desenhada pelo próprio Romita...

Então, recentemente, "vazaram" fotos das filmagens em que Garfield e Stone estão contracenando. Não gostei muito do topete a la James Dean (não, eu não me lembro do vampiro purpurina com esse topete, me recuso a isso - James Dean é uma referência muito, muito melhor!). Mas, OK.  Sei que é preciso manter um visual p'ra garotada se identificar (o que sempre foi o trunfo do Peter Parker: a empatia com o público). Não é de todo mal, até porque o Peter dos quadrinhos já usou de mullets a cabelo grunge.
"Azar dos Parkers"? Eu acho que não...


Um Peter Parker "transviado"?!
Mas só vou ficar realmente feliz quando "vazar" um trailer em que o Homem-Aranha espanca algum bandido enquanto faz muuiitas piadas infames...

"Homem-Aranha, Homem-Aranha, nunca bate, só apanha!"

Um comentário:

  1. não gosto dos filmes do homem aranha....
    gostei muito de seu texto, fiquei até com vontade de assitir....
    abs

    ResponderExcluir