quinta-feira, setembro 08, 2011

ALTAS CONFUSÕES PARA UMA SESSÃO DA TARDE DO BARULHO! Parte 1

Dinheiro pode comprar popularidade, mas...
não pode me comprar amor!
Nos últimos tempos, tenho apreciado algumas películas teens dos anos 80; clássicos que viviam sendo reprisados em sessões da tarde durante minha infância. Um destes filmes os quais ando reprisando foi o ótimo Namorada de Aluguel, clássico das sessões da tarde, uma comédia romântica não muito melosa, divertida e embalada por uma canção dos Beatles!

Os anos 80 (eu não vivi nessa época, nasci em 1987, mas vi muito as reprises dos filmes... pode-se dizer que eu peguei a rebarba, os finalmentes oitentistas já no começo dos 90...) foram uma época estranha. Os filmes eram classificação livre, passavam no horário nobre da sessão da tarde (pouco antes de começar a Escolinha do Professor Raimundo), mas não era raro uma cena casual com seios a mostra e nudez gratuita! Bons tempos...

O filme a seguir nem tem tanto disso, exceto por umas cenas de semi-nudez num banheiro feminino e na casa da protagonista.

Namorada de Aluguel (Can't Buy Me Love, 1987)

Amanda Peterson como a bela Cindy Mancini.
O nome original remete à clássica canção dos (The) Beatles. Direção de Steve Rash, roteiro de Michael Swerdlick. O filme nos leva a conhecer Ronald Miller (Patrick Dempsey, do seriado Grey's Anatomy), um nerd como qualquer um outro, apaixonado por astronomia e pela garota mais popular do colégio Cindy Mancini (Amanda Peterson).


mil dólares > namorada falsa > popularidade
Parece até plano do Cebolinha!
Certo dia, Ronald estava para comprar um telescópio pelo qual passou o verão inteiro cortando grama para juntar os 1000 dólares que custava o aparelho. Então, por um acaso cinematográfico, encontra Cindy deseperada a fim de comprar um casaco de camurça, que iria trocar pelo que havia estragado de sua mãe. O casaco custava exatamente 1000 dólares (nooossa, que coincidência!) e Cindy não podia pagar. Ronald, então, se oferece para comprar o casaco desde que Cindy pague o favor de uma maneira inusitada: a garota deveria passar um mês inteiro fingindo ser sua namorada. A ideia do nerd é que se a garota mais popular do colégio afirmar que está namorando-o, então ele poderá ser popular também.

Filme dos anos 80 podia ser de sessão da tarde, mas sempre tinha nudez!
O filme é divertido pelas situações hilárias, pelos estereótipos clássicos de uma escola do ensino médio, e pelo eterno dilema: a fama é perigosa e pode te arruinar como pessoa. Algumas cenas são marcantes como a super-engraçada (pelo ridículo) dança do tamanduá africano ou o romântico encontro no cemitério de aviões (desde esse filme quis visitar um).


Não se pode esquecer a trilha sonora. O filme começa e termina em grande estilo, com a maior banda de todos os tempos, Beatles, tocando Can't Buy Me Love (título homônimo do filme no original). Música mais adequada para a história impossível, não só pelo tema de amor e dinheiro, mas também pelo clima leve e descontraído, como o próprio filme - que mesmo em suas cenas mais (não tanto assim) dramáticas consegue arrancar um riso do telespectador.


Como toda boa comédia romântica sempre precisa acabar...

Curiosidades:
- O título orginal do filme deveria ter sido Boy Rents Girl.
- Como tudo que foi bom no passado, a história recebeu uma refilmagem em 2003, intitulada Amor de Aluguel (Love Don't Cost A Thing). Desta a vez a música-título no original norte-americano é uma canção de Jennifer Lopez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário