terça-feira, setembro 06, 2011

SOUNDTRACKS!

Um filme é bem mais que simplesmente um roteiro bem bolado e atores competentes. Claro, isso representa pelo menos 60% do sucesso, mas além destas duas engrenagens é preciso levar em consideração figurino, maquiagem, fotografia, efeitos especiais, narrativa, direção e todas aquelas categorias que você vê na premiação do Oscar. E uma destas categorias sem a qual um filme pode estar fadado ao enfadonho se mal executada é a trilha sonora.

Basicamente há dois tipos de trilha sonora: score, ou música de fundo ou música climática ou simplesmente tema musical, aquela melodia instrumental que serve para criar emoção sonora e expectativa nas cenas. São os famosos tanrantantans das cenas de suspense, 90% responsáveis por colocar você na ponta dos dedos enquanto a mocinha está prestes a dar de face com algum vilão. Muitos destes temas musicais ficaram famosos como os do filme do Superman, Star Wars, Indiana Jones, De Volta Para O Futuro, Arquivo X, 2001: Uma Odisséia No Espaço, entre outros.



Há também as soundtracks, as canções do filme propriamente, cuja performance pertence a artistas da cultura pop em geral. Alguns filmes conseguem fazer sucesso bem mais por manter uma grande canção em sua trilha sonora que pelo conjunto da obra realmente, enquanto outros conseguem aliar uma produção formidável com músicas extraordinárias.

Muitos se tornaram clássicos como Johny B. Good em De Volta Para O Futuro, You Could Be Mine em O Exterminador Do Futuro 2: O Julgamento Final, Take My Breathe Away em Top Gun: Ases Indomáveis, e como esquecer de Twist And Shout dos Beatles tocada por Ferris Bueller em Curtindo A Vida Adoidado?!


A seguir, enumerei 3 trilhas sonoras que eu acho relevante. Quanto a essa pequena lista há três ressalvas a serem feitas: primeiro, de modo algum ela é final, trata-se de pura opinião pessoal (eu sei que isso é pleonasmo... foi p'ra realçar...). Segundo, contive-me a escolher álbuns completos e que são bons como uma obra por inteiro não apenas por uma música. Deste modo, muitos filmes com canções incríveis ficaram de fora (como os que eu citei acima), pois se tratavam de apenas uma música. Dei prioridade para o disco por inteiro. Terceiro, isto não é nada sério, é só algo para relaxar...
Sendo assim, aumente o volume e prepare-se. Luz, câmera, rock 'n roll!

Os Reis Do Iêiêiê - A Hard Day's Night

O primeiro filme dos Beatles mostrava com bom humor a louca rotina dos quatro garotos de Liverpool, tendo que fugir de fãs enlouquecidas pelas ruas de Londres e culminava com um show de televisão. O filme fez as vezes de um semi-documentário sobre o auge da beatlemania.


Em sua trilha sonora, trazia 7 músicas do álbum homônimo A Hard Day's Night, além de outros sucessos do quarteto como She Loves You, I Wanna Be Your Man e All My Loving. Como o filme serviu de propaganda para o álbum, pode-se dizer que o próprio A Hard Day's Night serve de trilha sonora oficial do filme...

Canções do filme
A Hard Day's Night
I Should Have Known Better
Can't Buy Me Love
If I Fell
And I Love Her
I'm Happy Just to Dance With You
Ringo's Theme (This Boy)
Tell Me Why
Don't Bother Me
I Wanna Be Your Man
All My Loving
She Loves You






Canções do álbum
A Hard Day's Night 
I Should Have Known Better
If I Fell
I'm Happy Just To Dance With You
And I Love Her
Tell Me Why
Can't Buy Me Love
Any Time At All
I'll Cry Instead
Things We Said Today
When I Get Home
You Can't Do That
I'll Be Back




Jovens Demais Para Morrer - Young Guns II

O filme conta uma possível verdadeira história da vida de Billy The Kid. Um velho pistoleiro contacta um repórter afirmando ser o famoso fora-da-lei que supostamente teria morrido pelas mãos do ex-companheiro Pat Garret. Billy não só teria sobrevivido como agora desejaria o perdão do Estado pela sua vida de crimes. O filme recebeu uma trilha sonora composta por Jon Bon Jovi especialmente baseada na história. Nas letras das canções é posível perceber diversas referências aos personagens e fatos do filme. Este foi o primeiro trabalho da carreira solo do cantor.


O disco em si é muito bom. As músicas misturam um bom e velho rock com pinceladas country que captam bem o clima heróico-dramático da história. Impossível não ouvir Blaze Of Glory, canção-tema do filme, sem se imaginar no velho-oeste sacando armas sob o pôr-do-sol. Mesmo que seja um trabalho especificamente para um filme, na minha opinião, este é o melhor produto de Jon Bon Jovi!


Blaze Of Glory
Billy Get Your Guns
Miracle
Blaze Of Glory
Blood Money
Sante Fe
Justice In The Barrel
Never Say Die
You Really Got Me Now
Bang A Drum
Dyin' Ain't Much Of A Livin'
Guano City (composta e executada por Alan Silvestri)




Armageddon

Armageddon é um filme que normalmente demonstra um caráter duvidoso no gosto cinematográfico de alguém. Por que é muito fácil gostar desse filme, difícil é entender depois a razão. O filme não é tão bom quanto parece. O roteiro tem várias furadas. A história é um completo ufanismo aos EUA. Todos os atores são canastrões em suas interpretações (também, pudera, o elenco conta com dois dos maiores canastrões do cinema como personagens prinicpais: Ben Affleck e Bruce Willis - eu gosto do Bruce Willis, mas ele é completamente canastrão...). A trama é mais rasa que uma poça de chuva. Então, por que raios esse filme agrada? Por causa da trilha sonora! (E da belíssima Liv Tyler, no caso dos marmanjos...)

A história se desenrola quando um grupo de cientistas descobre um gigantesco asteróide que ameaça entrar em colisão com a Terra. Seu impacto seria como uma repetição da catástrofe que exterminou os dinossauros, só que dessa vez a vítima da natureza seria a infame raça humana! (Sim, a premissa é exatamente a mesma de outro filme-catástrofe sobre asteróides assassinos: Impacto Profundo - aliás, os dois foram lançados quase na mesma época). A NASA, então, elabora um plano extremamente arriscado, heróico e improvável: treinar um grupo de perfuradores (em poucos dias!) para abordar o bólido espacial, perfurar sua superfície e enterrar uma bomba que estilhaçaria-o em dois asteróides menores. O impacto da explosão desviaria os destroços maiores da rota de colisão com a Terra. Sim, faz pouco sentido mesmo! Mas não importa o sentido, o que importa é a dramaticidade da ação. E isso o filme transporta para o espectador de sobra...

Armageddon é um filme que se sustenta basicamente por que ele é um gigantesco videoclipe de duas horas com belíssimas canções de hard rock / folk aliadas a cenas carregadas de emoção que embalam o telespectador enganando sua mente sobre a qualidade do filme. É muito fácil se encantar e se emocionar com as pontuais cenas dramáticas levadas por músicas como Leaving On A Jet Plane (clássico de John Denver que no filme é interpretada por Chantal Kreviazuk) e I Don't Want To Miss A Thing, do Aerosmith. É assim que funciona: você se deixa levar pela fantástica trilha sonora e acaba achando que o filme é f*d@ pra c@r@lh*! Mas não é bem assim...




Enfim, uma trilha sonora fantástica, que vale a pena ser ouvida e apreciada diversas e diversas vezes, de um filme que considero razoável, por que caí na sua armadilha sonora e acabei gostando dele. Por mais ruim que possa ser, vale ser assistido pelo menos pela diversão!


Armageddon: The Album
I Don't Want To Miss A Thing - Aerosmith
Remember Me - Journey
What Kind Of Love Are You On - Aerosmith
La Grange - ZZ Top
Roll Me Away - Bob Seger & The Silver Bullet Band
When The Rainbow Comes - Shawn Colvin
Sweet Emotion - Aerosmith
Mister Big Time - Jon Bon Jovi
Come Together - Aerosmith
Wish I Were You - Patty Smyth
Starseed - Our Lady Peace
Leaving On A Jet Plane - Chantal Kreviazuk
Theme From Armageddon - Trevor Rabin
Animal Crackers - Ben Affleck/Liv Tyler/Steven Tyler

Nenhum comentário:

Postar um comentário