sábado, fevereiro 18, 2012

COMEÇANDO A MARATONA DE FILMES P’RO CARNAVAL... A INVENÇÃO DE HUGO CABRET


Ontem foi dia de uma belíssima sessão de 3D com o filme A Invenção de Hugo Cabret! Uma obra-de-arte visual em três dimensões!

O filme relata as desventuras de um jovem garoto chamado Hugo Cabret, cujo o pai, um especialista em relógios e engrenagens, encontrou um autômato capaz de escrever cartas em um museu. Entretanto, o engenho estava quebrado, então os dois, pai e filho, se dispõem a fazer o que sabem melhor: consertar as engrenagens do boneco metálico. A partir daqui, se eu contar mais, você só precisará ir ao cinema pra se deslumbrar com belíssimo 3D de Martin Scoserse!


O elenco inclui nomes como Ben Kingsley, Chloë Moretz, Jude Law, Ray Winstone, Christopher Lee, Helen McCrory, Frances de la Tour, Richard Griffiths, Michael Stuhlbarg, Emily Mortimer e Asa Butterfield, como Hugo Cabret.

A atriz Chloë Moretz em sua harmoniosa atuação como Isabelle;
e Asa Butterfield, confortavelmente como Hugo.

O roteiro busca um retorno aos primórdios do cinema. Mas em vez de focar os irmãos Lumière e suas filmagens chatas sobre o cotidiano, o filme conta uma fábula sobre um dos pioneiros dos efeitos visuais no cinema. Georges Méliès, um mágico que viu nas projeções de cinemascope a possibilidade de trazer a vida aos sonhos. Fica a dica de conhecer mais a fundo a produção do diretor, obras como a muito citada no filme Viagem À Lua, de 1902.

Filme Viagem À Lua, 1902, de Georges Méliès...
Em um tempo no qual as películas eram coloridas a mão, quadro a quadro...

O uso do 3D se torna fundamental nesse retorno aos primeiros efeitos visuais, até mesmo para o espectador compreender o sistema de profundidade que Méliès buscava com seus cenários e montagens. É bem legal saber como simples truques de ilusionismo e profundidade eram responsáveis por efeitos que hoje a computaçõa gráfica se encarrega. O 3D também serve de contraponto ao explicar esse funcionamento, que na prática é o mesmo efeito ilusório que a prória projeção em três dimensões produz!

Além disso tudo, o filme tem um visual de encher os olhos, um roteiro leve, sem dramas pesados ou sentimentos profundos, tudo aliado a interpretações dignas. O 3D é muito bem feito e funcional, fugindo do simples "chocar quem assiste”.


Quem quiser fugir das alegorias das escolas de samba, A Invenção de Hugo Cabret é uma boa opção... Um filme que merece ser visto em 3D!

Um comentário: