domingo, junho 09, 2013

7 DISCOS P'RA OUVIR EM LOOPING!


Já comprei discos por causa de uma única música. Já comprei discos apenas pra conhecer o som de uma banda. De modo que, em geral, são discos nos quais existem pra mim apenas algumas faixas, sendo as outras desconhecidas, músicas que nunca ouvi ou que não quis repetir a experiência de apreciá-las. Existem discos que você só ouve parte dele, às vezes nem a metade.

No entanto, não vim aqui falar desse tipo de disco, mas daqueles raros álbuns inspirados que parecem tocar sem que você perceba a passagem das músicas, álbuns que você às vezes se percebe ouvindo a primeira música pela segunda vez. Discos que você ouve em looping.

Claro, todo mundo tem seus discos preferidos. Música é uma experiência pessoal e, dificilmente, as sensações que eu obtive ouvindo estes discos a seguir é ou será a mesma que você sentirá. Sabendo disso, vou listar abaixo sete álbuns que ouço sem me preocupar com o botão "seguinte", sem pular faixas, com o iPod travado e o volume no máximo!

p. s.: Clique nas capas ou em "OUVIR!" para curtir os álbuns!


Audioslave (Audioslave)

O disco homônimo do Audioslave, primeiro álbum da banda, traz uma mistura de hard, com uma sonoridade blues e uma pegada grunge. A banda, formada por integrantes do Soundgarden e do Rage Against The Machine, foi um dos últimos suspiros do rock anos 90, o que seria denominado como pós-grunge, demonstrando que este ainda era o referencial para o rock do começo dos anos 2000; tendência que terminaria suplantada pelo new metal e depois pelas bandas emo. Emplacou hits como Cochise, Show Me How To Live e Like A Stone. Mas o que mais me agrada nessa obra é a levada blues rock dessa última, I Am The Highway e Getaway Car. Um belo álbum para decorar sua estante e para ouvir na estrada.

Viva Elvis - The Album (Elvis Presley)

Viva Elvis é um especial do Cirque du Soleil celebrando a carreira do Rei do Rock com versões de algumas de suas mais famosas canções com toda uma nova roupagem, mais modernizada para a sonoridade do cenário musica atual. A voz do Rei foi unida a guitarras mais arranhadas, efeitos de mixagem, duetos e efeitos eletrônicos num exercício de "como seriam as músicas de Elvis hoje em dia?" O resultado pode até não superar o original, mas cria um disco extremamente viciante! Destaque para os duetos com cantoras pop em Love Me Tender e Can't Help Falling In Love, a versão hard rock de Heartbreak Hotel, a incendiante Burning Love e a melodiosa Suspicious Minds. Perfeito p'ra balançar um festa!

Blaze Of Glory (Jon Bon Jovi)

OUVIR!
Blaze Of Glory é um álbum do Jon Bon Jovi, vocalista do Bon Jovi, com músicas inspiradas nos filmes Young Guns e Young Guns II - no Brasil, respectivamente, Jovens Pistoleiros e Jovens Demais Para Morrer (adoro esse título nacional hehehe!). O disco, como os filmes, é baseado numa visão romantizada do pistoleiro Billy The Kid. De modo geral, Jon Bon Jovi pegou o clima country hard rock de sua balada Wanted Dead Or Alive e estendeu para as músicas desse disco. Claro, não quer dizer que as músicas são todas iguais a Wanted Dead Or Alive! Destaque para a primeira canção, Billy Get Your Guns, e para a faixa-título Blaze Of Glory, essa tem uma energia tão forte que te faz se sentir o Billy The Kid do filme, um herói fora-da-lei que desafia o perigo e ri da cara da morte! É empolgante!

Christmas Time Again (Lynyrd Skynyrd)

OUVIR!
Bem, o que dizer desse disco... ?! Um álbum de Natal em estilo southern rock do Lynyrd Skynyrd! Vale ouvir até o último segundo! Esse disco é tão viciante que ouço constantemente mesmo fora da época de fim-de-ano! É energizante, rock 'n roll, bonito e divertido! Uma forma de mudar um pouco o clima deprê das músicas natalinas, ao mesmo tempo que mantém o ar familiar! Perfeito! Ouça, ouça e ouça outra vez! Destaque para o cover de Run Run Rudolph e para a belíssima balada Christmas Time Again.

The Division Bell (Pink Floyd)

OUVIR!
O último álbum de estúdio do Pink Floyd é um verdadeiro deleite aos ouvidos. O clima sereno do disco o torna quase uma terapia musical. São onze músicas, mas parece que há apenas uma única canção de 01h 06! As faixas trocam e você nem percebe! Esse disco é marcante p'ra mim, simplesmente porque escrevi toda a minha monografia de conclusão do curso de História ao som dele! Foram três meses de The Division Bell na cabeça, e olhar p'ra essa capa já me faz lembrar de madrugadas, cafés e amanheceres em meio a papéis, livros e computador. O nome do álbum foi dado pelo falecido escritor Douglas Adams, - autor de O Guia Do Mochileiro Das Galáxias - que era amigo do vocalista David Gilmour, quando este pediu a ele uma sugestão de título. O "sino da divisão" é um referência à temática de separação contida no disco, ligada também a acontecimentos históricos da época, como a queda do muro de Berlim. Destaques? O disco inteiro é destaque, mas cito What Do You Want From Me?, Poles Apart e Coming Back To Life...

Wish You Were Here (Pink Floyd)

OUVIR!
Se o The Division Bell é o melhor álbum do Pink Floyd para mim, Wish You Were Here possui as duas melhores canções: Wish You Were Here, belíssima balada (extremamente marcante no meu relacionamento), e Shine On You Crazy Diamond. Shine é um espetáculo de 26 minutos, juntando todas as nove partes, que mistura solos de sax, de guitarras, um vocal sereno de David Gilmour, unidos a uma composição de Roger Waters sobre um antigo componente do Pink Floyd, Syd Barrett, que após anos de sua saída da banda, foi visto por Rogers, estava um pouco débil... A canção é em sua homenagem, homenagem a sua brilhante loucura. As cinco primeiras partes abrem o disco e as quatro últimas fecham um álbum fabuloso, que ainda conta com a força de composições como Welcome To The Machine e Have A Cigar. Reza a lenda que tocar este álbum em sequência com The Dark Side Of The Moon e The Wall, ambos também do Pink Floyd, nessa ordem, se sincroniza perfeitamente com o primeiro Matrix, servindo como uma espécie de trilha sonora alternativa, sendo a sincronia não só com os tempos dos álbuns, mas também com as cenas e falas do filme. Nunca conferi a veracidade desse fato, então fica a dica para a próxima vez que você quiser ver Neo libertando sua mente.

Ten (Pearl Jam)

OUVIR!
Já fiz um texto inteiro só para esse disco, contando o quanto sou viciado nele, então o que dizer a mais?! Bem, é um disco importante dentro da história do rock. Junto com o Nevermind do Nirvana, é um dos baluartes do movimento grunge no início dos anos 90. Nele estão algumas das músicas mais adoradas do Pearl Jam, como Alive, Even Flow, Jeremy e a balada Black. Destaque meu para Garden, trazendo uma belíssima sonoridade hard no melhor estilo anos 70, que aliás é uma influência clara para banda. Ouça esse disco, ouça MUITO esse disco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário