sábado, maio 09, 2009

POR QUE ASSISTIR A COMÉDIAS ROMÂNTICAS?

O tópico anterior me fez perguntar: por que assistir a comédias românticas?
Todo mundo sabe que filmes do tipo são estereotipados, ou seja, há um modelo a ser seguido, o que significa que ao assistir a um filme assim, você tem uma noção de antemão de como ele vai se desenrolar e qual será o seu provável final (algo do tipo, "ficaram juntos, apaixonados e felizes"). Todo mundo sabe também que filmes assim não contam a verdade verdadeira de um relacionamento, que as coisas não são tão flores como é mostrado, que os veraddeiros problemas começam DEPOIS que você consegue namorar a garota (ou garoto) dos seus sonhos. Então, p'ra quê assistir a um filme assim?

Posso enumerar alguns motivos, que PODEM ser convincentes ou não. Pelo menos p'ra mim são válidos o suficiente para gastar 1h30, 2h em frente a uma tela (de computador, cinema ou tv).


PRIMEIRO: Se você tem uma namorada (e aqui é o feminino que estou falando mesmo, não tenho experiência para opinar sobre o outro lado, então vai ficar restrito este argumento), faça o favor de pelo menos de vez em quando levar a moça para ver um desses filmes. Eu sei o quanto homens em geral têm preconceito com relação a comédias românticas, dramas românticos e coisas relacionadas, eu mesmo era assim. No entanto, eu garanto, você vai perceber o quanto eles são bons para nós! Pouca coisa substitui o clima que um filme assim pode criar para sua parceira, o que automaticamente surtirá prazer em você. Assistir um filme assim com uma garota ao lado é bem prazeroso. Até porque, se você não curte mesmo algo do tipo, não precisará se sentir culpado por perder ou uma parte do filme que queria ver ou a chance de rolar um beijo no escurinho da sala.

SEGUNDO: Um professor meu me disse: cinema é essencialmente entretenimento. Se você quer ver a coisa como arte, produção intelectualizada, nada contra. Mas, a função essencial do cinema ainda é a diversão. Um filme assim é feito para isso: divertir. Haverá aquele que vai retrucar "é alienante", outro dirá "é aculturação". Quer saber? O mundo já alienante o suficiente. Você é alienado desde criança quando te colocam na escola e te convencem que estudar e trabalhar é importante e assim você vencerá na vida. Isso não é uma verdade absoluta. Às vezes, é necessário unicamente se descontrair, sem ter que se preocupar com a profundidade metafísica do que você está fazendo. Isso não é conformismo, comodismo. É manter a saúde mental.
TERCEIRO: A maioria das pessoas que não gostam de assistir a comédias românticas o fazem por simples preconceito. Nunca assistiram. Não sabem se gostam porque nunca experimentaram gostar. Você não pode opinar sobre o que não viu, diz a sabedoria. Então, antes de dizer que é pura besteira e perda de tempo, assista a ao menos uma comédia romântica na boa fé. Tente analisar se faz se lhe agrada. Se ainda assim manter a opinião, ótimo! Não quero agora que todo mundo aceite que comédias românticas formam um bom estilo de filme. Mas tente assistir. Eu pelo menos escondia que gostava de coisas assim por implicância. Depois de ver um ou dois filmes, larguei o preconceito de lado e afirmo que gosto do estilo. Reconheço suas limitções, mas nem por isso deixo de assisti-los. Faço porque acho divertido. E é essa a função que comédias românticas têm p'ra mim: diversão.

"Alimento p'ra cabeça nunca vai matar a fome de ninguém." (Renato Russo, Conexão Amazônica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário