terça-feira, agosto 25, 2009

CDISPLAY

Sabe aquele título em quadrinhos que você sempre sonhou ler, mas nunca foi trazido para o Brasil palas editoras representantes? Ou aquela revista antiga que não se encontra mais nas bancas (exceto em caríssimas edições encardenadas) ou mesmo nos mais obscuros sebos? Ou aquela que você comprou anos atrás, mas por algum infortúnio está, hoje, estragada? Pois é, com o advento da internet, você pode encontrá-las facilmente em diversos sites, especialmente revistas antigas e/ou em inglês.

No entanto, várias destas revistas para download se encontram em um formato não-legível pelos mais populares visualizadores de arquivos, como o Adobe Acrobat Reader ou visualizadores de imagens - um formato conhecido como CDisplay Zip Archive (.cbz). Então, como desfrutar do HQ que você acabou de baixar?
O que acontece é que o formato .cbz é lido exclusivamente pelo prgrama CDisplay, um visualidor de imagens específico. Ele tenta reproduzir virtualmente a experiência de ler quadrinhos. Pode mostrar uma ou duas páginas inteiras na tela do computador de modo a deixar as letras relativamente visíveis. Inclusive, é possível visualizar duas páginas ao mesmo tempo, sem perda grande para ler os textos, muito indicado para apreciar os quadros de duas páginas inteiras que aparecem em algumas histórias (e que são chatos para visualiar em outros programas). Em geral, é mais fácil e confortável ler seus quadrinhos virtualizados pelo CDisplay que por outros visualizadores de imagens.


Além do formato .cbz, o CDisplay é capaz de carregar outros formatos de imagens também, como .jpg e .bmp, mas para visualizar as páginas em seqüência, os arquivos devem estar nomeados em seüência também. Seu uso é extremamente simples, sem necessidade de muita dor de cabeça para aprender a utilizar suas funções. Com poucos minutos você é capaz de desvendar as possibilidades que o programa oferece. E o melhor de tudo, é um programa free.
Você encontra o CDisplay para download no Baixaki, ou pode pegá-lo diretamente no mediafire num arquivo carregado por mim. No Baixaki, há mais informações sobre o programa. Segue os links para download.

Agora você não vai mais ficar sem ler aquela história em quadrinhos estrangeira ou aquela raridade que sumiu até dos sebos...
"Ser o melhor no que eu faço... Assim que eu descobrir o que eu faço." (Wolverine)

Nenhum comentário:

Postar um comentário