segunda-feira, agosto 10, 2009

SETE MOTIVOS PARA NÃO GOSTAR DOS FILMES DO ARANHA

O Homem-Aranha é, sem sombra de dúvida, meu personagem de quadrinhos predileto. O grande diferencial deste personagem para ter destacado minha atenção é sua empatia, a instântanea identificação que ele estabelece com o leitor: um super-herói que, antes de tudo, é uma pessoal normal, com problemas normais, que são tão ou mais graves e preocupantes quanto os desafios de sua identidade secreta. E o que é mais interessante: é Peter Parker que é o Homem-Aranha, não o contrário, como tantas vezes acontece com super-heróis mascarados, cuja a máscara acaba sendo seu verdadeiro rosto e sua identidade civil, uma carapuça.
Infelizmente, o meu personagem de quadrinhos favorito não me proporcionou a adaptação cinematográfica de quadrinhos favorita. Este título acabou pertencendo a outro filme de outro superherói (Batman: O Cavaleiro Das Trevas... só p'ra citar). Vou listar 7 motivos para os filmes do cabeça-de-teia terem perdido a posição...

7. A Aparência dos Personagens
Alguns personagens não receberam uma aparência lá tão fiel. O Flash Thompson, nos quadrinhos, é loiro. Por que raios, eu me pergunto, colocaram um ator de cabelo preto p'ra interpretar um cara que nem aparece ou fala muito no filme. Será que não dava p'ra conseguir um loiro p'ra fazer o papel do cara?
Eu sei que nem sempre dá pra arranjar um ator fisicamente semelhante ao personagem e tal, por isso, este argumento é hierarquicamente o último. Mas, estamos no século XXI, quando a indústri cinematográfica já é capaz de produzir perfeitamente orcs, naves, cenários completos por computador e, até, encolher digitalmente atores (como foi feito em O Senhor dos Anéis)! É perfeitamente possível simplesmente pintar o cabelo do Flash de loiro, como aliás foi feito com a chatinha da Kirsten Dunst, que é loira e deu uma de ruiva, e a atriz que não lembro o nome que interpretou a Gwen Stacy que é ruiva e deu uma de loira (!). Era só comprar uma tintura e tal.
Você acha meio ranzinza da minha parte? Pior é ter que suportar um Peter Parker de olho azul! Putz! A idéia sempre foi fazer do Peter um sujeito qualquer, para ajudar na identificação com o público. Chatice de novo? Talvez, mas são detalhes simples que dão um tom a mais na adaptação. Antes de qualquer avaliação de sua capacidade de interpretar Bruce Wayne, Christian Bale foi aceito pelo público, primeiramente, porque tinha o cabelo preto...
06. O Duende Power Ranger
Só conheço um motivo VÁLIDO p'ra você mudar o uniforme de um personagem de quadrinhos em um filme: torná-lo mais realista e/ou aceitável. Isso foi feito magistralmente em X-Men, o abre-alas das recentes adaptações de HQs na telona, que substitui os uniformes coloridos e mutáveis dos mutantes para elegantes versões pretas de couro. Agora, veja bem: qual o motivo de transformar um uniforme borrachoso em uma armadura robótica muito mais forçada? Não era preferível fazer algo como o Duende-que-não-é-Duende do terceiro filme, com uma máscara de Halloween estilosa? De onde os caras tiraram a idéia de fazer uma armadura robótica? P'ra quê? Por quê
05. A Mary Jane "Bonitinha"
(Minha namorada vai ficar com ciúmes quando ler isto... desculpa, amor!)
Não tinha nenhuma atriz mais bonita p'ra interpretar a MJ? Nos quadrinhos, a personagem é uma das mulheres mais bonitas, no filme ela é... "bonitinha"! Já vi, pelo menos, meia-dúzia de atrizes que ficariam bem no papel de MJ pela internet. Poxa, até a que fez a Gwen Stacy ficaria melhor como MJ! Nada contra a Kirsten Dunst. ela é uma boa atriz, mas, poxa, é a MJ... e Kirsten é só... "bonitinha"...
04. [FAKE] As Teias do Uniforme Em Alto-Relevo (leia, mas esqueça o que eu disse...)
Quer dizer que o Peter costurou aquele uniforme? E ele fez isso, mas era forçado e irreal demais ele construir os disparadores de teia? Nem reclamo da teia orgânica do filme, até acho uma boa idéia (mas p'ro filme; nos quadrinhos, teia orgânica é bobagem...). Mas, insisto na pergunta, p'ra que teia em alto-relevo? 'Tá bom, isso foi muito ranzinza da minha parte... Tão ranzinza que resolvi bolar outro motivo...
04. [OFICIAL] O Harry Garanhão
Eu me lembro, nos quadrinhos, do Harry Osborn ser playboy, mas não de ele ser tão garanhão. Em algumas histórias ele, até mesmo, se chateia por ser inseguro, o que afeta seus relacionamentos amorosos (como na época que namorava a estourada da MJ). Esse tem sido o maior problema dessa adaptação: os personagens são caracterizados psicologicamente de forma diferente, algumas vezes, até contrária às suas versões quadrinhescas. Uma boa adaptação mantém a essência, e a essência de um personagem, mais que os fatos da história, é sua personalidade. Essa também é a base p'ro próximo argumento.
03. A Gwen Stacy "Atirada" e a Mary Jane "Recatada"
Acho que inverteram as personalidades das duas, né? Já não basta transformarem a Gwen em uma sacana nos quadrinhos (ela traiu o Peter com o Norman Osborn!... Perdoa-os, Pai, estes roteiristas não sabem o que fazem!), tem que torná-la a "outra" no filme também? O que é isso, movimento "vamos fazer da Gwen uma vagabunda"?
02. O Peter Babaca
Quizeram tanto demonstrar o lado nerd do Peter, mas fizeram TANTO isso, que tornaram o personagem um tremendo babaca! Putz! O Peter dos quadrinhos é nerd, tímido, sem jeito, mas não um idiota completo! Eles pensam que ser nerd é ser bundão? Por favor!
01. O Aranha Mudo
A maior característica do herói aracnídeo, que fica evidente em suas melhores histórias, é que, quando o Peter veste a máscara, se torna um grande piadista infame. O Aranha, quando enfrenta um vilão, seja qual for, fala e fala MUITO. Fala tanto que seus adversários se atormentam e juram matá-lo para fazerem com que ele cale a boca.
A parte mais célebre das histórias do Homem-Aranha, além dos momentos da vida comum do Peter, são as suas piadas e comentários infames. Eles fazem parte da essência do personagem. E ficaram de fora da adaptação cinematográfica. O Aranha dos filmes mais parece um Capitão América tosco, com falas meio rebuscadas e vozeirão. As raras piadas são fraquinhas e sem-graça.




Creio que o mais importante em uma adaptação NÃO é fazer do filme uma versão transposta das histórias, mas captar a ESSÊNCIA dos personagens e isso é feito preservando pequenos detalhes, como os que eu citei e outros que deixei de citar. O impotrante não é que a história do filme seja idêntica às HQs, como se tirada quadro por quadro da revista, mas que faça o espectador reconhecer as principais características de seus personagens naqueles apresentados na tela. Faltou à adaptação do Homem-Aranha um Homem-Aranha que se comportasse como o herói genial, engraçado e responsável dos quadrinhos. Isso ficou a desejar infelizmente.


"Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades."
(Você-sabe-quem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário