quarta-feira, dezembro 02, 2009

AQUELA COISA QUE VOCÊ FAZ!

Existem músicas que grudam na cabeça e ficam a tocar o dia todo em nossos ouvidos. Você sente uma vontade irresistível de colocar a canção no rádio a toda hora, sem parar. Você cantarola sem nem perceber que o faz. Bem, isso é normal de acontecer e tenho plena certeza de que todo mundo já passou por tal situação pelo menos algumas vezes. Raro é isso acontecer com um filme.

"That Thing You Do!" é título de uma canção feita especialmente para o filme homônimo, cujo título nacional é "The Wonders: O Sonho Não Acabou". Em plenos anos 60, durante a invasão da música britânica nos EUA, um jovem rapaz, vendedor de uma loja de eletrodomésticos de seu pai e baterista inspirado em jazz nas horas vagas, é convidado a substituir o baterista de uma banda de garagem durante o que deveria ser uma única apresentação. A canção a ser tocada seria uma bela balada se o improviso de Guy Patterson não fizesse levar uma batida mais ritmada, no melhor estilo jazz, transformando a, então, desconhecida banda no mais novo expoente do rock 'n roll. Pelo menos, por um verão. Como diria depois o personagem de Tom Hanks no filme: "É uma história muito comum."
O filme se desenrola como se fosse a biografia da tal banda The Wonders de forma tão magistral (inclusive contando no final do filme o que aconteceu com cada uma dos integrantes depois) que, não raro, você se pega pesquisando, após assistir ao filme, sobre essa banda do baterista esperto de óculos escuros - só para descobrir que tudo é uma farsa! The Wonders não existiu realmente, pelo menos não a banda do filme. Tudo foi arquitetado: as músicas, a história, as apresentações, o estilo dos artistas, tudo para o filme. Mas foi feito de uma forma tão profissional e perfeita que a banda poderia realmente ter existido! As músicas foram, pasmem!, todas compostas por Tom Hanks, que ainda dirige, produz e integra o elenco da história com um personagem de profunda importância. A trilha sonora é uma das melhores que eu já vi e poderia perfeitamente ser um verdadeiro produto de uma banda!
A história pode parecer bobinha, mas sem nem perceber, você vai se ver vibrando com a alegria e cantando alto o hit da banda "That Thing You Do!". O figurino e a representação do clima dos anos 60 está perfeita. O filme demonstra bem como rolava a produção das bandas da época e "como se cria um sucesso". Não há como não perceber também as referências aos Beatles, constatemente citados pelos atores, aos Rolling Stones (o nome deles quase aparece na cena das mais tocadas na rádio). Referências à apresentação do quarteto de Liverpool do Ed Sullivan Show: a cena da participação dos Wonders num programa de tv é quase uma réplica disso. Sem falar na caracterização dos componentes da banda, que de certo modo lembra o estereótipo dos Beatles: o esperto (Guy/Shades - Paul), o bobo (Lenny - Ringo) e o talentoso (Jimmy - Lennon).
Enfim, um filme que "gruda" e dá vontade de assistir a toda hora, como toda boa canção de rock 'n roll. E não se assuste se você, de repente, soltar uma cantarolada: "Do that thing you dooo" e ir correndo para loja de CD's mais próxima!




Lista de canções da trilha sonora
01 - The Norm Wooster Singers - Lovin' You Lots And Lots
07 - The Heardsmen - She Knows It
08 - Freddy Fredrickson - Mr. Downtown
10 - The Saturn 5 - Voyage Around The Moon
11 - Diane Dane - My World Is Over
12 - The Vicksburgs - Drive Faster
14 - Del Paxton - Time To Blow
15 - The Wonders - That Thing You Do! (Live At The Hollywood Television Showcase)

Não se enganem, nenhum destes artistas existiram e estas músicas são originais para o filme. Foram quase todas compostas por Tom Hanks. Abaixo, como seria o álbum That Thing You Do! se ele houvesse sido lançado =]


The Wonders - That Thing You Do! (O Disco)

OUVIR THE WONDERS!




"Em toda vida, chega a hora que aquele sonho que você sonha torna-se aquela coisa que você faz." (Texto do pôster do filme The Wonders: O Sonho Não Acabou).

2 comentários:

  1. Excelente filme. Lembro-me muito bem de ter o visto várias vezes na sessão da tarde. Engraçado, eu era muito pequena, mas ficava grudada só pra ouvir That Thing You Do! Jurava até agora que essa banda existisse realmente. Produção perfeita, cara. "Tonks"(intimidade, sabe? rsrs') sempre muito inteligente. =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro esse filme e adoro aquela batidinha no início de That Thing You Do! Também achava que existissem. Até tem uma banda The Wonders, mas infelizmente não são eles...

      Excluir