domingo, dezembro 06, 2009

O QUE ENTORTA É VOCÊ! (ou "A Colher Não Existe")

Eu 'tô muito triste, então este não vai ser o mais bem-humorado dos meus posts...
Sabe quando a vida te dá uma rasteira inesperada e você vê os muros dos seus planos desabando como numa daquelas filas de dominós que vão se derrubando lenta e inevitavelmente? Sabe quando você passa os dias lembrando de tudo o que foi bom e que não mais é e em como foi que tudo isso se foi tão rapidamente? Sabe quando as horas passam devagar, você não tem nada o que fazer ou, mesmo se tivesse, não sente vontade nenhuma de fazer coisa alguma? Sabe quando tudo te faz lembrar do que você quer esquecer e nada te faz esquecer do que você insiste em lembrar? Sabe quando a vida que você achava estar espetacular, cheia de emoção e alegria, que te impulsionava a levantar da cama com fôlego e um sorriso e te mantinha ocupado todo o dia, de repente, sem mais nem menos, sem chance de aviso, se torna uma vida monótona, desestimulante, rotineira, em que tudo o que você faz parece um tormento eterno e nada te dá sabor? Sabe quando lembrar dói muito, esquecer, mais ainda, e tentar só piora tudo? Sabe quando você substitui suas empolgantes leituras sobre o mundo pop por textos sobre auto-estima e como resisitir aos revés da vida? Sabe quando você se sente estimulado a escrever um texto como este só para tentar aliviar sua amargura e externar sua dor? Espero que você não saiba...

Este foi um deste dias (só o primeiro...). Na tentativa de me empolgar (ou, simplesmente, passar o tempo), tentei assistir a um filme. Do meu catálogo, apenas um era recomendado - todos os outros seriam de alguma forma mais perniciosos do que revigorantes. O Escolhido (!) foi Matrix.
Entre várias frases que de alguma forma carregavam um impulso moral, se destacou uma bem específica. A cena é esta:

Neo está para encontrar o Oráculo. Num tipo de sala de espera, ele vê várias crianças despertas "brincando" de manipular a Matrix. Um garoto está a entortar colheres. Acontece o seguinte diálogo:
Garoto: Não tente entortar a colher. É impossível. Em vez disso, apenas tente ver a verdade.
Neo: Que verdade?
Garoto: A colher não existe.
Neo: A colher não existe?
Garoto: Então você verá que não é a colher que entorta. É você mesmo.
O que isso tem a ver com enfrentar os terríveis dias pós-problema pessoal? Experimente pensar a colher como metáfora para o problema e entortar como figuração para resolver, mudar, melhorar, e veja como ficaria (mais ou menos) o diálogo:
Garoto: Não tente resolver o problema. É impossível. Em vez disso, apenas tente ver a verdade.
Neo: Que verdade?
Garoto: O problema não existe.
Neo: O problema não existe?
Garoto: Então você verá que não é o problema que se resolve ou melhora. É você mesmo.

Sacaram? Enfim, o grande problema de nossas vidas somos nós mesmos. Só nos conhecendo, refletindo sobre quem fomos, quem somos e quem podemos ser, e mudando, evoluindo, melhorando, é que podemos encontrar a solução. Não adianta tentar mudar o mundo, as pessoas, como se os problemas fossem coisas externas a nós ou como se tivéssemos poder e controle sobre as coisas externas a nós. Isso é impossível. A mudança tem que ser interna, precisa ser nós mesmos o que deve mudar, melhorar. Como se faz isso? Bem, juro que 'tô procurando a resposta p'ra mim mesmo nesse exato instante... "Existe uma diferença entre conhecer o caminho e trilhar o caminho", já diria Morpheus. A porta é esta, só temos que descobrir como faz para abri-la...

"Não pense que é capaz. Saiba que é." (Morpheus, Matrix)

6 comentários:

  1. a mais pura verdade esse filme matrix não é so um filme mais sim como é a vida

    ResponderExcluir
  2. Cara, fui procurar sobre a mágica da colher e achei teu blog! Hahah, e adorei, vou entrar sempre e sempre... principalmente porque você gosta de Beatles, claro. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Ele anda muito parado, estou atolado com monografia e término de curso, mas logo, logo volto à ativa! E eu adoro Beatles e Elvis hehehe! Tá faltando mais coisas sobre eles aqui! Fico devendo!

      Gostei do seu blog também, principalmente pela ideia de ser imparcial sobre os filmes! Hehehe chega de resenhas secas!

      Excluir
  3. Ducara*** teu post...

    Sim, eu sei como é sentir-se assim. E sim, também já conheço o caminho... mas não sei trilhá-lo!

    Mas o show tem que continuar!

    ResponderExcluir
  4. INTERPRETAÇAO FODÁSTICA!
    CONGRATULATIONS

    ResponderExcluir
  5. Muito bom...adorei esse filme. A trilogia. Assisti muitooooo!

    ResponderExcluir