domingo, dezembro 06, 2009

O ENGENHEIROS DO HAWAII QUE NÃO É ENGENHEIROS DO HAWAII!

Sempre quis escrever alguma coisa sobre o Engenheros do Hawaii desde que criei o Sala 37. Condratitoriamente, sempre resisti em escrever alguma sobre Engenheiros! Considero as músicas de Humberto como ímpares. As letras são de profundidade minimamente calculada, por isso achava que o texto precisava ser idem. Enfim, resolvi escrever alguma coisa sobre Engenheiros do Hawaii. O hilário é que, tecnicamente, não é sobre Engenheiros!
Em 1996, o Engenheiros do Hawaii estava em crise. Licks havia saído da banda e os dois engenheiros hawaiianos estavam em balanço para o próximo disco. Nesse meio tempo, o Humberto Gessinger se juntou a uma gurizada e montou o que viria a ser conhecido como Humberto Gessinger Trio: Humberto Gessinger (baixo e voz), Luciano Granja (guitarra e violão) e Adal Fonseca (bateria e percussão).

Primeiro, na época eu não me ligava em Engenheiros. Na verdade, não tinha muitas preocupações musicais aos oito anos de idade! Só fui conhecer (a fundo) as composições de Gessinger mais recentemente. Dito isto, posso continuar minha análise.
Quem ouve o som dos discos anteriores da banda de Humberto, nota uma sensível diferença neste: é muito mais baladão, mais puro: guitarra, baixo e bateria, é mais seco, sem minimalismos ou experimentações. Talvez seja experimentação justamente para o som costumeiro do Engenheiros. No entanto, as letras fortes e pensantes (pensadas também) de Gessinger estão todas lá. De músicas mais leves e letras mais alegres (como De Fé, Bola da VezEla Sabe) para coisas mais pesadas, com riffs fortes e palavras mais tristes ou iradas (como em Sem Você É Foda!, Freud Flinstone e Causa Mortis), passando por algumas mais filosoficamente profundas (como em Vida Real, A Onda e O Preço).
Destaque vai para Vida Real, balada sobre a superficialidade televisiva da vida ("Ah vida real! Como é que eu troco de canal?"). Curiosidade sobre a música: é a primeira canção onde Humberto colocou um baby na letra ("Na hora da canção em que eles dizem baby, eu não soube o que dizer"). Outras boas canções são Bola da Vez, sobre momentos decisivos da vida, e De Fé, baladinha bem fofinha sobre o mais importante da vida: a pessoa amada.
Abaixo, algumas considerações do Humberto sobre cada uma das músicas do disco. Retirado do site oficial do Engenheiros: http://www2.uol.com.br/engenheirosdohawaii/index2.htm

Humberto Gessinger Trio





"Sem você tudo fica fora do lugar, fora de si, foda de se aguentar!" (Humberto Gessinger, Sem Você É Foda!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário