segunda-feira, janeiro 26, 2009

BACK TO THE... PAST!

"- Espera aí... espera aí, doutor! Han... Está tentando me dizer que fez uma máquina do tempo... com um Delorean?!
- Na minha opinião, se vamos fazer uma máquina do tempo com um carro, porque não fazer com estilo?!!!"

Depois de uma breve ausência (ou longa ausência, depende do referencial), estou de volta... melhor dizendo, de volta para o futuro! Ou de volta para o passado das sessões da tarde assistindo às confusões temporais de Marty McFly e do Dr. Emmet Brown ao acelerarem o carro dos sonhos dos nerds que participaram de uma experiência parecida com a minha: o Delorean.



"De Volta Para O Futuro" é um clássico. Pertence a um tipo de filme diferente daqueles que vemos hoje. É um filme de ficção científica, mas é também uma comédia. E é quanto a este aspecto que quero comentar.
A quantas comédias você assiste hoje que não possuem uma piada implícita de sexo explícito? Quantas comédias, hoje, não apelam para um humor exdrúxulo e forçado, que parece feito para te OBRIGAR a rir? Quantas piadas, nesses filmes, são baseadas em situações que não aconteceriam na vida real? Eu sei que você é capaz de apontar algum filme que foge a esse perfil, mas, de modo geral, os filmes de comédia atuais não seguem ao menos duas dessas fórmulas? Pois é, "De Volta Para O Futuro" não é um filme essencialmente de comédia, é uma ficção científica de humor, mas consegue extrair risadas sem apelar para nada disso que falei antes. O humor do filme se concentra nas atuações hilárias de Christopher Loyd e Michael J. Fox e em piadas sem "humor imoral' (não, eu não sou conservador, só me veio à cabeça o trocadilho infame e não quis desperdiçar...).
A última vez que assisti ao filme, devia ter uns nove a dez anos. Lembro de me ver deitado no chão imitando, em air guitar, o solo de Michael J. Fox ao tocar Johnny B. Goode. Por um acaso desconhecido, me veio a vontade recente de vê-lo novamente, hoje, aos 21 anos e alguma bagagem cinematográfica na cabeça.
O filme me impressionou.
Impressionou, porque era extremamente engraçado e divertido. Ao contrário de tantas outras comédias atuais, não continha um humor cansativo ou apelativo. E isso foi impressionante. Perdida na minha infância estava a lembrança desse tipo de comédia que não precisava comentar do instrumento sexual de ninguém para ser engraçado. Conservadorismo de minha parte? Não. Mas assistindo a "De Volta Para O Futuro", me veio a pergunta: será que ser engraçado exige ter que falar de sexo ou soltar gases na frente das câmeras? Será que não se pode fazer uma cena bem-humorada sem apelar para o ridículo ou o nojento? "De Volta Para O Futuro" me respondeu que sim. Eram as caras-e-bocas de Loyd, seu jeito atrapalhado e a atitude desafiadora do tampinha do Fox que colocavam um sorriso na platéia.
O filme usa de um humor leve e simples, você não ri porque o protagonista disse um palavrão, mas algo que não restringe a faixa etária da película. Os filmes de comédia de hoje seguem um modelo pornográfico de piada. Não conseguem criar uma situação engraçada sem falar de sexo ou necessidades fisiológicas. E isso acaba tornando-os muito parecidos uns com os outros. "De Volta Para O Futuro" consegue criar um humor singular que se amarra à própria trama do filme. Eis a diferença.
O filme é, antes de tudo, uma ficção científica com humor. A comédia serve à história. Ao meu ver, os filmes de comédia atuais seguem um modelo piadístico (existe essa palavra?) e a história do filme deve se adequar a este modelo. Em "De Volta Para O Futuro", ao contrário, vemos o humor se adequando à trama, servindo como elemento adicional a uma história que existe independente da comédia. Há uma trama pré-estabelecida e as situações de humor são adicionadas e moldadas por essa trama, criando um conjunto final convincente, que, apesar da temática fantasiosa, não aparenta ser forçado. A comédia flui perfeitamente com a história sem parecer que foi colocada ali propositalmente para fazer você sorrir. Em tempos de coisas exdrúxulas como "Super-Herói: O Filme" não é impressionante que eu me impressionei com "De Volta Para O Futuro".
Há anos eu não sorria tanto em um filme sem ter que conhecer os hábitos sexuais do protagonista...

Para quem não sabe, a história de "De Volta Para O Futuro" se concentra na invenção do Dr. Emmet Brown (Christopher Loyd): uma máquina do tempo feita em um Delorean. A trama se desenvolve quando o ajudante e amigo do doutor, o estudante Marty McFly (Michael J. Fox), acaba preso 30 anos no passado, depois de uma acidental viagem no tempo. Sem querer, Marty encontra as contrapartes jovens de seus pais e muda um evento significativo no passado que compromete sua existência no futuro. Marty, então, com a ajuda de um Dr. Brown mais novo (mas nem tanto assim...), precisa garantir sua existência enquanto encontra uma maneira de ir de volta para o futuro.
"Se você usar a mente, pode conseguir qualquer coisa." (Marty McFly)

2 comentários:

  1. Concordo que com sua visão sobre comedia. acho até isto importante, pq as pessoas acham que comedia tem ter termos apelativos, acho que estam perdendo a verdadeira arte de rir. rs!!!

    Não concord,o você dizer que "De volta para o fulturo I,II,II" seja uma comédia ficção Cientifica. Este filme é muito mais do isto, ele tem ficção, ação, comédia, romaçe... e muito mais. Dando uma ou duas caracteristica para este filme, é um grave erro.
    Tenho raiva que a classificação que Brasil deu para este filme foi comédia. desvalorizando o que o filme tem de serio. pois ele não é apenas isto, ele é um filme de milhares de caracterica.

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim! Concordo, Marcelo, quanto a esse filme ter amplitude bem maior em sua temática além de ficção científica e comédia. Há ação, aventura, romance... É que eu quis enfatizar o fato de que este não é um filme exclusivamente de comédia, não foi feito apenas na base do "fazer rir". Consertando a partir de sua observação, "De Volta Para O Futuro" pode ser visto dentro de duas abordagens principais: a ficção científica da história da viagem no tempo e o romance entre os pais do Marty, isso pontuado por toques de ação, aventura e humor.

    ResponderExcluir